quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escola Municipal do Campo Luiz Andrioli em tempo Integral

A Escola Luiz Andrioli situada na Colônia Morro Inglês foi escolhida para ser a Escola do Campo como a pioneira no Ensino Integral. Esse era um sonho da Comunidade que agora já é realidade.

Esse ano os alunos serão acompanhados pelas professoras Mariel Andrioli e Débora Francis Vidal, no período da manhã com o ensino regular em classes multisseriadas e a tarde serão aplicadas oficinas, assim ampliando a aprendizagem dos alunos.

A comunidade está anciosa por mais essa conquista e desde já agradece o empenho e dedicação da Secretaria de Educação, em especial a Secretária de Educação Professora Elvira, que reconhece e favore nossas crianças com o Ensino Integral na educação do campo. "Agradecemos à Deus que a cada dia nos abençoa e desejamos que nesse ano de 2012 possamos prosperar cada vez mais e crescer como educadores". 

Professora Mariel Andrioli






Encontro Pedagógico com os professores da Educação do Campo, Escolas Filantrópicas e EJA







Continuando com a Semana Pedagógica, na sexta-feira dia 17 de fevereiro pela manhã, reuniram-se no auditório da Secretaria de Educação alguns professores das Escolas Filantrópicas, EJA e da Educação do Campo.

Quem comandou de início a fala foi a nossa querida Coordenadora Pedagógica e Chefe da Educação do Campo,  Dircéia Batista, com o Tema: Ética Profissional e a Conduta dos Professores.

Qual a diferença entre ética e moral?
Ética - Tende a ser um conjunto formal de regras, adotado por um grupo de pessoas. Ser ético é procurar proceder de maneira correta em todos os aspectos, para uma boa convivência comum e geral.

Moral - São valores sociais de grande aceitação, pois a moral estabelece o comportamento ideal entre os indivíduos, determinando o que é bom ou ruim, certo ou errado perante pessoas de um determinado local.

Como agir com ética na educação?
  • Não discutir assuntos particulares que dizem respeito a alunos nos corredores, pátios, banheiros, cantina, ônibus, etc.
  • Não rotular alunos como (descomprometidos ou desinteressados)
  • Não ter coerência em suas atitudes (faça o que digo, mas não faça o que faço)
  • Ter comprometimento com seu papel de educador.
  • Adquirir atitudes simples no dia-a-dia que demonstrem ética profissional, que serão refletidas nas atitudes futuras de seus alunos.
  • Respeitar as diferenças entre as pessoas, as raças, nunca discriminar.
  • Problemas de ensino e aprendizagem precisam ser diagnosticados corretamente por profissionais especializados, não comentar, ou julgar sem saber.
  • Ter consciência de sua importância no desenvolvimento da personalidade, dos valores ligados a cidadania dos seres humanos.





    Posteriormente a Professora Markiely Batista continuou com o Tema: A importância de ser um professor leitor.
    O professor deve dar exemplo para seu aluno, este precisa ser um bom leitor, comentar sempre em sala de aula as suas leituras recentes, onde que leu tal informação, trazendo sempre suas referências para sala, adquirir o hábito de leitura, tirar sempre um tempinho para ler, o que é importante ler? Como despertar no aluno o prazer de ler, devemos influenciá-lo nesse sentido, trazer a leitura por gosto para o aluno e não por obrigação, se em casa a criança não é estimulada, fica pra nós professores esse trabalho, despertar o gostar de ler. Sabemos nós que é uma tarefa complicada, por isso é muito importante ter dedicação, comprometimento, amor, moral, criatividade, entusiasmo, informação, paciência e inovar sempre, para que possamos ser um bom professor e não apenas mais um.



    sábado, 18 de fevereiro de 2012

    Encontro Pedagógico com os professores do 3º, 4º e 5º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



     No dia 16 de fevereiro de 2012, reuniram-se os professores do 3º ano no auditório da Secretaria Municipal de Educação e na ACIAP os professores do 4º e 5º ano, onde foram apresentados os Cadernos Pedagógicos.

    A apresentação do Caderno Pedagógico do 3º ano ficou por conta da Coordenadora Pedagógica Luciane Gomes, que comentou sobre a importância de  se trabalhar com os eixos norteadores da língua portuguesa que são oralidade, leitura e escrita e  praticar a intertextualidade. Foi muito relatado sobre a importância de um trabalho sério, em conjunto, o professor precisa se fazer valer como parte principal do seu trabalho, ir além, sempre estar de acordo com a realidade da sua turma, saber que todo aluno é capaz, o Caderno Pedagógico não é, e nunca vai ser um díário, nem planejamento de professor algum, o professor é quem sabe a necessidade da turma e poderá usa-lo como apoio, direcionando, buscando informãções, que abrirão horizontes, ídéias, sugestões de atividades.

    A apresentação dos Cadernos Pedagógicos do 4º e 5º ano ficou por conta da Coordenadora Pedagógica Marly Serafim, que relatou que o material foi elaborado pela equipe pedagógica da SEMEDI com muito carinho e que algumas atividades foram indicadas por alguns professores da rede. Foram elaboradas estratégias, orientações e atividades, servindo para contribuir e orientar o trabalho dos professores e elevando o nível de aprendizagem do aluno. Pois o caderno Pedagógico como ferramenta de trabalho com atividades pedagógicas diferenciadas e interessantes, aliado a toda experiência do professor, resultará em uma prática de ensino de qualidade. "Se renove, se expanda, para que se realize um bom trabalho, o Caderno pode ser flexível, mas sem desvio do seu rumo" disse Marly Serafim. 

    Qual é a maior preocupação do professor? Com certeza é a aprendizagem do aluno, o que fazer para interagir com ele? O propósito da SEMEDI é trabalhar com metas, através de estratégias no dia-a-dia de diferentes maneiras.
    • Construindo a aprendizagem dos alunos;
    • Orientando o aluno;
    • Desenvolvendo suas competências e habilidades;
    • Apresentando atividades inovadoras;
    Na matemática há dois polos, ou você ensina o aluno a gostar de matemática ou a não gostar, isso depende muito do professor, fazer o aluno se identificar com a matemática, como? Realize um trabalho que envolva o aluno, uma aula diferente, agradável, nunca retraindo a criança.
    Qual o papel da avaliação na aprendizagem? Precisamos avaliar constantemente toda a prática, que deve ser uma avaliação coerente, abrangente, que deve se levar ao sucesso e não ao insucesso, o erro deve ser encarado como um indicador de futuros acertos. Há também a avaliação de sua prática, no desempenho do aluno e contexto escolar, verificar o desenvolvimento adquirido de maneira cumulativa, participativa, observativa, somatória, de maneira que você alcance seus objetivos e o aluno seu aprendizado.

    Também se apresentaram os professores de Educação Física Fabrício e Maiko que realizaram atividades de alongamento e ginástica laboral. E o professor de música Fernando que explicou a importância da música nas aulas, foi o mesmo conteúdo do dia anterior.

    Os professores ficaram bem entusiasmados com a novidade, porém o Caderno ainda está sendo impresso, e deverá estar nas escolas, provavelmente nos meses de junho e julho. Com certeza os professores continuarão planejando suas aulas com a mesma dedicação e amor. Nós os professores do campo agradecemos a SEMEDI por mais essa nova conquista


    quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

    Encontro Pedagógico com os professores do 2º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



    Na manhã e tarde do dia 15 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Paranaguá, foi realizado um Encontro Pedagógico com os professores do 2º ano de toda rede municipal de ensino, onde foi apresentado aos professores o Caderno Pedagógico do 2º ano.



    Quem iniciou a fala foi a Coordenadora Pedagógica da SEMEDI Suzana Marcelino,  que segundo ela o professor do segundo ano precisa continuar o trabalho de alfabetização e letramento iniciado no primeiro ano. Qual seria o trabalho inicial desse professor? De imediato o professor precisa diagnosticar seu aluno, realizando uma avaliação diagnóstica, saber onde os alunos conseguiram chegar com o seu primeiro ano de aprendizagem. Posteriormente o professor irá retomar, fazer uma revisão da aprendizagem, pois os alunos precisam relembrar, muitos esquecem pois estavam de férias. "Essa continuidade é muito importante, eu (professor) preciso do seu trabalho e você precisa do meu. O aluno passa por vários professores e nós somos os responsáveis pelo processo do aluno" diz Suzana.

    Depois sim começa o trabalho do professor de 2º ano, é preciso continuar a alfabetização e o letramento (que é usar a leitura e a escrita na sua prática social), estes devem caminhar juntos na prática de ensino. Trabalhar sempre o lúdico, através de jogos, participação nas atividades, aprenderse melhor se o fizer por meio do brinquedo, ser criativo e descobrir brincadeiras, que os alunos ao jogar adquiram conhecimento, elaborar regras de jogo, para não virar bagunça. Na interpretação e produção de textos, deve-se trabalhar com diversos textos literários, sempre dando suporte, explicando detalhadamente, para que ele possa entender a função social dos textos, usar o dicionário serve para a descoberta e domínio das palavras, passando a usar o significado no seu dia-a-dia.

    Como posso estar avaliando esse aluno de segundo ano? É importante saber onde esse aluno parou, para daí eu partir, que seria a avaliação diagnóstica, de início e de intervenção, a avaliação deve ser de observação e registro. Há também a possibilidades da auto-avaliação do seu trabalho, de suas atitudes perante os alunos, será que eu estou sendo bem sucedida como professor(a), será que a minha metodologia alcançou resultados, minhas atitudes, gestos, meu comprometimento.

    O erro no processo de alfabetização também é importante, se aprende muito com o erro. Sempre fazer o aluno aprender com seu erro, consertar, corrigir e fazer o aluno observar onde errou, passando sempre segurança, confiança, sentimento pro aluno, mostrar que todos erramos e que podemos aprender com os erros, sendo um bom momento para o uso do dicionário.

    Cada caderno apresenta várias atividades que estarão dando suporte aos professores. Foi confeccionado com muito carinho, é um apoio ao professor, e não vai substituir o trabalho diferencial realizadao pelos professores, pois a contribuição do professor no processo é insubstituível.

    Posteriormente tivemos a presença dos professores de Educação Física Fabrício e Maiko que realizaram atividades de alongamento e ginástica laboral. E o professor de música Fernando que explicou a importância da música nas aulas, foi o mesmo conteúdo do dia anterior.

    Fica agora a ansiedade dos professores de estarem logo podendo usar essa importante ferramenta de trabalho em suas aulas, sabemos que é muito importante para nós. Eu aqui em nome de todos os meus colegas e professores do campo agradecemos a SEMEDI por mais essa nova conquista.

    terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

    Encontro Pedagógico com os professores do 1º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



    Na manhã e tarde do dia 14 de fevereiro do ano de 2012, foi realizado um Encontro Pedagógico com todos os professores do 1º ano da rede de Ensino de Paranaguá. De início tivemos a presença da querida Coordenadora Pedagógica da SEMEDI  Suzana Marcelino, que apresentou o Caderno Pedagógico e relatou diversas maneiras, atitudes, experiências, dinâmicas, ferramentas e idéias que poderiam ser aplicadas pelos nossos professores nas suas aulas. O caderno Pedagógico será entregue esse ano nas escolas para ser usado como uma ferramenta a mais, Suzana enfatizou que essa ferramenta foi elaborada pela Secretaria de Educação, surgindo com a necessidade de assessorar os professores e dar orientações, suporte e servindo como instrumento de apoio pedagógico. "Devemos usar as novas tecnologias a nosso favor, mudar nossa prática, inovar, esse é seu e nosso desafio" disse Suzana. 

    Metas do 1º ano (objetivos)
    • alfabetizar letrando;
    • apresentar uma proposta diferenciada;
    • desenvolver atividades lúdicas;
    • introduzir o aluno nesse meio de forma gradativa;
    • usar a leitura como prática social em que a escrita se faz necessária;
    • garantir o ensino e a aprendizagem da língua dentro da perspectiva de letramento (com significado);
    • desenvolver a autonomia para interpretar situações, criar estratégias, realizando ações progressivas;
    • fazer uso do desenho e da escrita para seus registros e comunicação com outras pessoas;

    Posteriormente tivemos a visita da Secretária de Educação Professora Elvira, que nos desejou Boas Vindas ao ano letivo de 2012, agradecendo e pedindo aos professores que continuem com seu trabalho por um ensino de qualidade, ela também abordou algumas novidades, a aprovação da Lei 11.738/2009, relacionado a hora atividade dos professores. A secretária está fazendo o levantamento do quadro e da nova chamada de professores que deve acontecer em função dessa aprovação. Com a aprovação da Lei, para uma jornada de 20 horas, todo professor tem seis horas sem escala de turma para fazer correção de prova, avaliações, entre outras atividades. Também falou sobre a mudança na data final para a matrícula dos alunos no 1º ano, que antes era até o dia 31 de março, com a mudança os alunos que completam seis anos até o último dia de dezembro podem ser matriculados no 1º ano. A secretária acredita e todos nós também, que com certeza haverá muitos pais a procura dessas matrículas para seus filhos e que com certeza os prés-escolares se tornarão futuros primeiros anos.


     Vale lembrar que o ciclo de alfabetização deve acontecer entre os 6 e 8 anos, não sendo obrigatório que logo no primeiro ano o aluno já saiba ler e escrever corretamente. Antes disso, o foco deve ser a brincadeira, a contação de histórias, a oralidade, que fazem parte da educação infantil, precisamos valorizar esse período. Foi bem isso que a Coordenadora Suzana deixou bem claro no encontro, que não podemos queimar etapas dos nossos alunos, porque isso acaba prejudicando futuramente.




    Também tivemos a presença do Professor de Música da SEMEDI, Fernando, e dos Professores de Educação Física Fabrício e Maiko, que tiveram uma breve fala sobre música e ginástica laboral. A música é muito importante na educação pois sua influência é incontestável, a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. Já a ginástica laboral é importante para oferecer meios de melhoria a qualidade de vida, estimulando os alunos a terem o hábito em sala de aula de fazer atividades físicas, alguns minutinhos para fazer uma longamentoé muito bem vindo, prevenindo problemas futuros de saúde.



    segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

    Boas vindas!!

    Desejamos a todos os professores da rede de ensino do Município de Paranaguá uma boa volta as atividades escolares, muito ânimo e dedicação, tendo como objetivo maior  para 2012 uma educação de qualidade.

    quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

    Calendário de 2012 do Porto de Paranaguá

    Natureza e portos, um olhar infantil
     
    Como as crianças que vivem nas ilhas ao longo do Canal da Galheta enxergam a relação entre os portos de Paranaguá e Antonina e o meio ambiente em que vivem. Foi partindo deste questionamento que a Administração dos Portos decidiu  procurar as nove escolas espalhadas nas oito comunidades ao longo do Canal e propor uma atividade: cada criança deveria expressar em desenhos como viam a interação entre o porto e a natureza.

    Ao todo, foram recebidos 159 desenhos de crianças do primeiro ao quarto ano. Em todos ficou estampada a grandiosidade dos navios em contraste com os barcos pesqueiros e a natureza a que elas estão acostumadas a contemplar diariamente. É como elas enxergam o Porto inserido em suas realidades. 15 destes desenhos foram escolhidos para ilustrar o calendário deste ano.

    A partir deta atividade a Appa dá início a um importante processo de aproximação com as comunidades pesqueiras e indígenas nas imediações do Porto de Paranaguá. Programas educacionais e ambientais para contribuir com o desenvolvimento e o progresso de toda a região.



    Airton Vidal Maron
    Superintendente/ APPA



    Jorge Albino Valentim
    Escola Municipal do Campo Nova Brasília
    4º ano - Ilha do Mel



    Luisa Akemi Yasuda Ribeiro
    Escola Municipal do Campo Nova Brasília
    Pré III - Ilha do Mel


    Alex Sérgio R. A. do Rosário
    Escola Municipal do Campo Nova Brasília
    4º ano - Ilha do Mel


    Guinevere Gonçalves França
    Escola Municipal Nova Brasília
    1º ano - Ilha do Mel


    Claudio Luiz Barbosa Pereira
    Escola Municipal do Campo Amparo
    4º ano - Ilha do Amparo





    Lucas Ferronato Boni
    Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim
    4º ano - Ilha do Mel



    Luana Correia da Silva Belo
    Escola Municipal do Campo Profª Eulália Maria da Silva
    2º ano - Ilha do Teixeira


    Gustavo dos Santos G. Baurakiades
    Escola Municipal do Campo Eufrasina
    3º ano - Ilha de Eufrasina


    Lorimar Rodrigues Ferreira
    Escola Municipal do Campo Piaçaguera
    3º ano - Comunidade Piaçaguera


    Natália dos Santos de Lacerda
    Escola Municipal do Campo Tambarutaca
    4º ano - Ilha São Miguel


    Neiva Teixeira Pinheiro
    Escola Municipal do Campo Eufrasina
    3º ano - Ilha de Eufrasina


    Francisco Bezerra da Silva Grani
    Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim
    4ºano - Ilha do Mel



    Luiz Felipe Pires do Rosário
    Escola Municipal do Campo Tambarutaca
    2º ano - Ilha São Miguel



    Larissa Santos Alexandre
    Escola Municipal do Campo Ponta de Ubá
    4º ano - Comunidade Ponta de Ubá


    Isabela Ferreira Fernandes
    Escola Municipal do Campo Nácar
    3º ano - Comunidade de Europinha/Nácar



    Nós professores, alunos, pais, comunidade e equipe pedagógica do campo, gostaríamos de agradecer a Administração dos Portos de Paranaguá Antonina e toda sua equipe por toda atenção e carinho.

    "Investir em educação e cultura é garantia de sucesso"