segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

10 Grandes dúvidas sobre escolas

 
1 . Qual é a idade certa para pôr meu filho na escola?
Para preservar a saúde e o sono da criança, o ideal seria ela ingressar na escola entre 1,5 e 2,5 anos. É quando se tornam mais importantes ainda a interação com outras crianças, a diversidade de experiências e as relações sociais. Mas se o pai e a mãe trabalham fora, a antecipação desse prazo pode ser uma opção estudada. A partir disso, a família deve checar as condições mínimas para cuidar de um bebê: ambiente limpo, alimentação bem cuidada, segurança em ordem e profissionais preparados.

2 . Na educação infantil, qual é a proporção ideal de crianças por adulto?
Considerando-se a faixa etária de 1 a 4 anos, o ideal são classes de no máximo 20 crianças, com um professor e dois auxiliares. A partir dos 5 anos, elas já podem ter cerca de 25 alunos e ser conduzidas por um professor e um único auxiliar.
 
3 . Pelo mês de nascimento do meu filho, ele será o caçula ou o mais velho da turma. É melhor adiantá-lo ou atrasá-lo?
Em geral, é preferível atrasá-lo, para evitar problemas depois. Há crianças que ficam com baixa auto-estima (por se exigir mais do que podem oferecer); outras, por conviverem com crianças mais velhas, despertam precocemente o interesse por assuntos com os quais não têm maturidade para lidar (de sexualidade a consumismo desenfreado).

4 . Quais são os principais métodos de ensino? Como escolher o melhor para meu filho?
Há quatro métodos que norteiam as escolas, mas hoje é cada vez mais difícil encontrar uma que siga só um deles. Por isso, para saber qual é a base pedagógica da escola, a dica é conhecer, perguntar, observar e conversar sempre. Em teoria, no método tradicional, o professor transmite as informações de maneira teórica e o conteúdo é idêntico para todas as crianças. No construtivismo, o aprendizado é construído pelo aluno. Por meio de vivências e experiências, ele chega a conclusões e as compartilha com o orientador. No método montessoriano, as crianças são identificadas pelas habilidades. O professor media as tarefas, que são especialmente motoras e sensoriais. Na Pedagogia Waldorf, a informação é apenas um instrumento para a formação – e não uma finalidade.
 
5 . Se quero que meu filho fale bem inglês, devo colocá-lo em uma escola bilíngüe?
Em geral, é mais indicada para famílias que convivem com mais de um idioma. A decisão varia ainda conforme a idade da criança. Os adeptos das bilíngües defendem que quanto mais cedo ela aprender a segunda língua melhor será o resultado e que, por possibilitar aprendizado espontâneo, a escola é adequada para isso. Mas é preciso avaliar se são transmitidos valores do país em que a criança vive e se isso é prioridade para os pais.
 
6 . Como deve ser a rotina na escola para as crianças menores?
A rotina na educação infantil deve ser lúdica e diversificada. Jogos, histórias, brincadeiras, experiências, momentos livres, entre outras atividades, com foco no desenvolvimento do pensamento lógico e matemático, da comunicação, da expressão (incluindo linguagem oral, artística, escrita e musical) e do corpo, além de permitir conhecimentos sobre a natureza e a sociedade. E o mais importante: que seja previsto na rotina também momentos para a criança escolher o que quer fazer.
 
7 . Em que idade meu filho deve começar a ler e escrever e qual é o método mais comum de alfabetização? Qual é o papel da família?
Há dois métodos de alfabetização mais comuns. O fônico adota cartilhas próprias para alfabetização e ensina a criança a associar letras e fonemas, para depois formarem palavras. O que segue o pensamento construtivista utiliza-se de textos “reais” (livros, músicas, etc.), frases são examinadas e comparadas, até que os futuros leitores façam deduções que os permitam discriminar palavras, sílabas e letras. Algumas escolas mesclam os dois métodos e, também por isso, não há como dizer se um é mais eficiente que o outro, pois o que importa é a preparação e dedicação de quem ensina. Em geral, o processo de aprender a ler e escrever completa-se entre os 5 e 6 anos e a família tem um papel importante: continuar o incentivo à leitura, fazendo da descoberta das palavras um prazer compartilhado.
 
8 . Quero colocar meu filho em uma escola em período integral, mas estou reticente, pois ele não se alimenta sem a ajuda de um adulto. O que fazer a respeito?
Mesmo que seu filho ainda não coma sozinho, pode ser matriculado em uma escola integral. Muitas crianças pedem a ajuda de um adulto justamente por saber que há alguém disponível para servi-las. Porém, observando outras crianças e sendo incentivadas pelos professores, elas certamente aprenderão a se alimentar por conta própria.
 
9 . Como deve ser o espaço da escola? Grande e colorido?
Certamente não pode ter a cara de uma casa adaptada. Deve ter espaço para correr e ser “de verdade”: a areia ter cor de areia, a grama ser natural. É importante que se entenda que o espaço físico da escola também é educativo, principalmente aos menores, para os quais tudo é referência. Cada cantinho passa uma mensagem para a criança, seja o banheiro ou a quadra, seja a limpeza ou a altura das prateleiras. Em primeiro lugar, claro, deve ser um local seguro, em que a criança consiga se virar bem sozinha, sem precisar de cuidados o tempo inteiro. Também deve ter uma área iluminada, que permita desde um gostoso banho de sol a uma bela sombra. Livros e brinquedos devem ficar disponíveis, à altura da criança.
 
10 . Como deve ser o processo de adaptação de alunos novos em uma escola? E se a criança continuar chorando depois?
A adaptação deve ser tranqüila, se possível com o aumento gradual do tempo de permanência na escola. Em muitas delas, os pais ficam à vista dos filhos nos primeiros dias e aos poucos vão se distanciando até deixar o ambiente escolar (nesse momento, é importante despedir-se e nunca “fugir” da criança). Um dos pontos-chave para pôr fim à adaptação, que pode levar dias ou semanas, é a criação de um vínculo afetivo da criança com um adulto da escola. Mas se esse dia custar a chegar e o choro persistir, é bom os pais abreviarem as despedidas e mostrarem para os filhos que estão seguros e confiantes em relação à novidade. Em último caso, verifique se o incômodo é decorrente de fatores alheios à escola.

3 comentários:

EQUIPE MILENA BONFIM disse...

ótimas perguntas, estamos sempre por aqui, bjos

Escolas Municipais do Campo de Paranaguá disse...

Obrigada Karime. Bj

Anônimo disse...

What is the best Online Casino site for 2021?
Casino Reviews ⚡ List 제왕 카지노 of top casino sites 카지노 and sites to bet on ❱ Learn about the best online casino games ✓ Get a casino 바카라 bonus now!

Postar um comentário