sábado, 8 de outubro de 2011

Projeto Conhecendo onde moro Escola do Campo da Ilha do Teixeira

Projeto Conhecendo onde Moro



1º Passeio para reconhecimento do local, Ilha do Teixeira



Este passeio foi realizado no dia 08/agosto



Confecção da maquete da Ilha do Teixeira





Durante essa aula foi possível trabalhar com os alunos a localização da Ilha do Teixeira, que ela faz parte da cidade de Paranaguá, e que a cidade faz parte do Estado do Paraná. Cidades vizinhas, localização ao norte, sul, leste e oeste.


 Trouxemos caixas uma maior que a outra, no total de quatro, onde os alunos puderam encapar e nomeá-las como comunidade da Ilha do Teixeira, cidade de Paranaguá, Estado do Paraná e país Brasil. Para terem a noção de que o Teixeira é um pedacinho de Paranaguá, que Paranaguá é um pedacinho do Paraná e que o Paraná é um pedaço do Brasil.




Entrevista com o presidente da Associação e Moradores da Ilha do Teixeira (Tunico)




 A entrevista foi dirigida pelos alunos e pela professora, onde o Presidente da Associação o Tunico nos relatou quais são os principais problemas, costumes e cultura local, ele também nos explicou como é o dia-a-dia de um pescador, sua sobrevivência, o que mais me impressionou foi ele relatar que a quantidade de peixes, camarão e mariscos, reduziu muito desde 2002, que isso vem prejudicando muito a vida dos pescadores. 



Durante a entrevista aproveitei para tirar minhas dúvidas e dos alunos também sobre pesca, suas proibições, tipos de pescaria, redes, iscas, barcos, posteriormente confeccionamos o calendário de pesca local.



 Pesquisa sobre os saberes dos moradores da Ilha do Teixeira

Foi realizado junto com os alunos e pais uma pesquisa para se descobrir quais os tipos de brincadeiras e brinquedos, artesanato, lendas, superstições, medicina caseira, comidas típicas, etc.  





Este projeto esta sendo aplicado pela professora Luciane Bonafini uma vez por semana.

2 comentários:

CMEI "Profª Zuleide P. Rosa" disse...

Que projeto maravilhoso esse, assim as crianças aprendem a valorizar o local onde vivem e também a cuidar dele. Fiquei emocionada, pois passei minha infância nessa ilha, estudei as séries iniciais e comecei minha carreira de educadora nessa escola, conheço bem esse local. Minha mãe mora lá e alguns alunos são meus parentes, amei essa atividade!! Ah, o Tonico é meu tio, abraços e parabéns professora e equipe da Semedi, Enedina, pedagoga do CMEI Zuleide.

CMEI "Profª Zuleide P. Rosa" disse...

Parabéns pela iniciativa do projeto, isso é muito importante para as crianças que vivem na ilha, adoro essa ilha!
Enedina, pedagoga do CMEI Zuleide.

Postar um comentário