quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O meio ambiente e a escola parceria por um mundo melhor

Algumas dicas do que nós professores do campo estamos fazendo e pretendemos fazer neste ano letivo.


Nos próximos anos e décadas, os consumidores e investidores serão cada vez mais exigentes na escolha de produtos e empresas ecologicamente corretos. Da mesma forma, as leis tendem a ficar mais exigentes com uma fiscalização cada vez mais rigorosa. É importante estar passando esses conceitos para nossos alunos para que eles se tornem cidadãos conscientes .

A escola deve se colocar a frente e a favor do meio ambiente tomando atitudes e discutindo valores e melhorias com sua comunidade escolar.

Seria importante começar por tornar o ambiente escolar sustentável.
  • trocando lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
  • oferecer lanches e refeições naturais;
  • captar a água da chuva;
  • investir em reciclagem;
  • fazer a coleta seletiva;
  • fazer uma horta escolar;
Sem esquecer de sempre explicar os motivos de cada atitude, aos alunos, aos pais, aos funcionários, promovendo o engajamento, a colaboração, a sensibilização de todos. 

  • o uso da água, fazendo o combate ao desperdício em um projeto anual e não apenas em determinadas datas comemorativas;
  • plantar árvores, para compensar a emissão de gases pelos carros, barcos, queimadas, que poluem o ar, pela geração de energia utilizada na escola e pelos papéis descartados diariamente por todos, cada aluno poderá plantar uma árvore, oportunidade de estar colocando os alunos em contato com a terra;
  • trabalhar com horta escolar, pedindo sempre a ajuda das merendeiras, que poderão adubar a terra com restos de frutas e verduras;
  • os alunos plantam, observam a germinação e o que as plantas precisam para crescer, cuidam dos canteiros,  colhem e preparam receitas para as merendeiras enriquecerem o cardápio escolar;
Sabemos que nem todas as escolas têm o privilégio de estar em contato com a natureza, ou de  poder criar um projeto ecologicamente correto. Mas apenas algumas atitudes simples já podem render em projetos pedagógicos sustentáveis, o importante é que quem ganha com isso é o meio ambiente e consequentemente nós mesmos.

Podemos começar por fazer a coleta seletiva de lixo, recolher pilhas, baterias, o óleo de cozinha da escola e das casas dos alunos, que podem se transformar em sabão, gerar  renda para algumas famílias, é só se planejar e buscar aliados.

Tudo depende do compromisso e da boa vontade. Há muito o que fazer é só querer. 

Professora Luciane Bonafini
 

0 comentários:

Postar um comentário