quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.

A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.

Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: Brasil escola


PENSE NISSO...
É de fundamental importância nós professores estarmos trabalhando com nossos alunos o hábito de estar economizando água diariamente, na escola, em casa, na rua. Para que esse hábito de evitar desperdício da água seja adquirido para sua vida social. A água potável no planeta está escassa e precisa ser valorizada como uma jóia, as  pessoas não tem a idéia correta da proporção de água, salgada e doce potável, no planeta.
Para que os alunos possam compreender melhor essas proporções vamos pensar em uma garrafa PET com capacidade de dois litros, cheia de água, considera-se que essa água equivale a toda a água do planeta, agora num copo de 200 ml coloque a água da garrafa. Essa seria a quantidade de água doce do planeta. Retire agora a tampa da garrafa e encha com a água do copo. Essa seria a quantidade de água potável do planeta, a água própria para o consumo. Assim os alunos observam na prática, como a água potável que ainda resta no planeta precisa ser valorizada, conservada e utilizada com economia. 

"Preservar a água é preservar a vida"

"Água é vida e, por isso, deve ser preservada por todos"

"Defender a água é valorizar a vida"

"A presença da água é fundamental para a existência da vida"

"Exercer a cidadania é valorizar a água"

Profª Luciane Bonafini



DICA DE UM PLANO DE AULA SOBRE ESSE TEMA:  A água no Cotidiano

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