domingo, 13 de novembro de 2011

DESENHOS SOBRE O PORTO DOM PEDRO II



Todos os anos, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) desenvolve um calendário que é distribuído para todos os seus funcionários bem como para comunidade portuária. E todos os anos escolhem um tema a ser abordado. Para o calendário de 2012, o tema escolhido foi meio ambiente, a intenção é reunir desenhos das crianças que vivem nas ilhas que ficam na região do Porto para retratarem a forma com que elas enxergam o porto e o meio ambiente em que estão inseridas. Foi solicitado o apoio, para que as crianças façam esses desenhos em sala de aula, cada escola das ilhas apresentará de três a cinco desenhos escolhidos pelos professores, posteriormente será feito na Appa, uma votação interna para escolherem ao todo 12 desenhos que integrarão o calendário. As crianças autoras dos desenhos escolhidos, serão recepcionadas na Appa pelo superintendente Airton Vidal Maron e ganharão cada uma um brinde.   


HISTÓRIA DO PORTO DE PARANAGUÁ

A história do Porto de Paranaguá está ligada à história do Brasil. Ainda na época colonial,a cidade de Paranaguá já começava a receber seus primeiros barcos, trazendo mercadorias. Era o século XVII. Com o passar dos anos, aquele porto pequeno foi foi se desenvolvendo e se transformou num dos maiores complexos portuários do País! Em 1935, o porto mudou de lugar e foi construído nesta área onde ele está até hoje. É por isso que consideramos o dia 17 de março de 1935 o dia de aniversário do Porto de Paranaguá, data em que ele foi inaugurado. Mas é importante saber que a história dele começou bem antes, quando no Brasil ainda existiam príncipes e princesas! E com o passar dos anos, o Porto foi se desenvolvendo e contribuindo para o crescimento da cidade de Paranaguá, do estado do Paraná e do Brasil. O Porto já teve vários ciclos: da madeira, erva-mate, do café! Em 1965,o Porto de Paranaguá recebeu o título de maior porto exportador de café do mundo! Hoje o Porto de Paranaguá é um porto multicargas. Movimentamos grãos, madeira, contêineres, carne congelada, papel, açúcar, álcool. Ou seja, de tudo um pouco!


Obrigado ao Porto de Paranaguá pela iniciativa, a todos os nossos alunos que participaram! O que fica valendo é o aprendizado sobre o Porto.


 Logo estaremos divulgando qual o desenho de nossos alunos foi o escolhido.



2 comentários:

EQUIPE MILENA BONFIM disse...

Muito legal estas informações, ricas em imagens, como gosto. Adorei Lu, abraços

Sâmar Razzak disse...

Olá
Ficamos muito felizes com o empenho de vocês com o projeto da Appa. Tenho certeza que teremos um lindo calendário para 2012.
Sâmar Razzak
Chefe da Assessoria de Comunicação da Appa

Postar um comentário