segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Desenhos feitos por crianças das ilhas ilustram calendário 2012 dos Portos do Paraná

 
A relação do porto e o meio ambiente pelo olhar das crianças. Esta foi a atividade proposta pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina às crianças das escolas das ilhas e comunidades ao longo do Canal da Galheta. Estudantes da rede municipal do primeiro ao quarto ano foram convidados a desenhar como eles enxergavam o porto e a natureza em que vivem.

O resultado do trabalho virou um calendário do ano de 2012, editado pela Appa e que traz 15 dos 159 desenhos produzidos pelos alunos. Nesta quinta-feira (15), o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, e o diretor empresarial, Lourenço Fregonese, receberam os autores dos 15 desenhos e seus professores. “Foi uma iniciativa pioneira. Nunca o porto desenvolveu uma atividade como esta com as crianças das ilhas. Foi um trabalho exemplar”, avaliou Luci Costa Pinto, representante do Núcleo de Educação de Paranaguá.

O aluno Gustavo dos Santos Gonçalves Baurakiades está no terceiro ano e estuda na Escola Municipal do Campo Eufrasina, na Ilha da Eufrasina. É dele o desenho que ilustra o mês de junho do calendário da Appa. De um lado, um enorme navio cargueiro. E próximo a ele, uma canoa de pescador: a do pai dele. “Adorei fazer este desenho. E gostei mais de vir até o porto, conhecer tudo aqui. Foi muito legal”, disse.

Para o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, é necessária a aproximação do Porto com a comunidade em que ele está inserido. “Ficamos impressionados com a forma com que eles enxergam o porto e a natureza. O calendário ficou muito bonito e é só o começo de um grande processo de aproximação que vamos desenvolver com as comunidades das ilhas”, disse.

Ao todo, nove escolas participaram do projeto. Elas estão espalhadas em diversas comunidades como Ilha do Mel, Ilha do Teixeira, Ilha do Amparo, Ilha da Eufrasina, Comunidade Piaçaguera, Ilha São Miguel, Comunidade Ponta do Ubá e Nácar.


Desenhos-feitos-por-criancas-das-ilhas-ilustram-calendario-2012-dos-Portos-do-Parana








Superintendente do Porto Airton Vidal Maron, Diretor Empresarial Lourenço Fregonese, as professoras da Ilha do Mel Claudete e Elisabete e nossa querida coordenadora Dircéia Batista




Professores das ilhas e comunidades pesqueiras 

0 comentários:

Postar um comentário