quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico com os professores do 2º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



Na manhã e tarde do dia 15 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Paranaguá, foi realizado um Encontro Pedagógico com os professores do 2º ano de toda rede municipal de ensino, onde foi apresentado aos professores o Caderno Pedagógico do 2º ano.



Quem iniciou a fala foi a Coordenadora Pedagógica da SEMEDI Suzana Marcelino,  que segundo ela o professor do segundo ano precisa continuar o trabalho de alfabetização e letramento iniciado no primeiro ano. Qual seria o trabalho inicial desse professor? De imediato o professor precisa diagnosticar seu aluno, realizando uma avaliação diagnóstica, saber onde os alunos conseguiram chegar com o seu primeiro ano de aprendizagem. Posteriormente o professor irá retomar, fazer uma revisão da aprendizagem, pois os alunos precisam relembrar, muitos esquecem pois estavam de férias. "Essa continuidade é muito importante, eu (professor) preciso do seu trabalho e você precisa do meu. O aluno passa por vários professores e nós somos os responsáveis pelo processo do aluno" diz Suzana.

Depois sim começa o trabalho do professor de 2º ano, é preciso continuar a alfabetização e o letramento (que é usar a leitura e a escrita na sua prática social), estes devem caminhar juntos na prática de ensino. Trabalhar sempre o lúdico, através de jogos, participação nas atividades, aprenderse melhor se o fizer por meio do brinquedo, ser criativo e descobrir brincadeiras, que os alunos ao jogar adquiram conhecimento, elaborar regras de jogo, para não virar bagunça. Na interpretação e produção de textos, deve-se trabalhar com diversos textos literários, sempre dando suporte, explicando detalhadamente, para que ele possa entender a função social dos textos, usar o dicionário serve para a descoberta e domínio das palavras, passando a usar o significado no seu dia-a-dia.

Como posso estar avaliando esse aluno de segundo ano? É importante saber onde esse aluno parou, para daí eu partir, que seria a avaliação diagnóstica, de início e de intervenção, a avaliação deve ser de observação e registro. Há também a possibilidades da auto-avaliação do seu trabalho, de suas atitudes perante os alunos, será que eu estou sendo bem sucedida como professor(a), será que a minha metodologia alcançou resultados, minhas atitudes, gestos, meu comprometimento.

O erro no processo de alfabetização também é importante, se aprende muito com o erro. Sempre fazer o aluno aprender com seu erro, consertar, corrigir e fazer o aluno observar onde errou, passando sempre segurança, confiança, sentimento pro aluno, mostrar que todos erramos e que podemos aprender com os erros, sendo um bom momento para o uso do dicionário.

Cada caderno apresenta várias atividades que estarão dando suporte aos professores. Foi confeccionado com muito carinho, é um apoio ao professor, e não vai substituir o trabalho diferencial realizadao pelos professores, pois a contribuição do professor no processo é insubstituível.

Posteriormente tivemos a presença dos professores de Educação Física Fabrício e Maiko que realizaram atividades de alongamento e ginástica laboral. E o professor de música Fernando que explicou a importância da música nas aulas, foi o mesmo conteúdo do dia anterior.

Fica agora a ansiedade dos professores de estarem logo podendo usar essa importante ferramenta de trabalho em suas aulas, sabemos que é muito importante para nós. Eu aqui em nome de todos os meus colegas e professores do campo agradecemos a SEMEDI por mais essa nova conquista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada a todos os professores da Educação do Campo, que participaram da semana pedagógica.
Isto mostra que os Professores da Educação do Campo estão atentos, contribuindo para uma Educação com qualidade. Pois é através do interesse dos educadores que medimos o avanço dos nossos educandos.
Bjs, Dircéia

karime Cmei Milena Bonfim disse...

Estando bem atualizados por aqui, bjos.

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