sábado, 18 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico com os professores do 3º, 4º e 5º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



 No dia 16 de fevereiro de 2012, reuniram-se os professores do 3º ano no auditório da Secretaria Municipal de Educação e na ACIAP os professores do 4º e 5º ano, onde foram apresentados os Cadernos Pedagógicos.

A apresentação do Caderno Pedagógico do 3º ano ficou por conta da Coordenadora Pedagógica Luciane Gomes, que comentou sobre a importância de  se trabalhar com os eixos norteadores da língua portuguesa que são oralidade, leitura e escrita e  praticar a intertextualidade. Foi muito relatado sobre a importância de um trabalho sério, em conjunto, o professor precisa se fazer valer como parte principal do seu trabalho, ir além, sempre estar de acordo com a realidade da sua turma, saber que todo aluno é capaz, o Caderno Pedagógico não é, e nunca vai ser um díário, nem planejamento de professor algum, o professor é quem sabe a necessidade da turma e poderá usa-lo como apoio, direcionando, buscando informãções, que abrirão horizontes, ídéias, sugestões de atividades.

A apresentação dos Cadernos Pedagógicos do 4º e 5º ano ficou por conta da Coordenadora Pedagógica Marly Serafim, que relatou que o material foi elaborado pela equipe pedagógica da SEMEDI com muito carinho e que algumas atividades foram indicadas por alguns professores da rede. Foram elaboradas estratégias, orientações e atividades, servindo para contribuir e orientar o trabalho dos professores e elevando o nível de aprendizagem do aluno. Pois o caderno Pedagógico como ferramenta de trabalho com atividades pedagógicas diferenciadas e interessantes, aliado a toda experiência do professor, resultará em uma prática de ensino de qualidade. "Se renove, se expanda, para que se realize um bom trabalho, o Caderno pode ser flexível, mas sem desvio do seu rumo" disse Marly Serafim. 

Qual é a maior preocupação do professor? Com certeza é a aprendizagem do aluno, o que fazer para interagir com ele? O propósito da SEMEDI é trabalhar com metas, através de estratégias no dia-a-dia de diferentes maneiras.
  • Construindo a aprendizagem dos alunos;
  • Orientando o aluno;
  • Desenvolvendo suas competências e habilidades;
  • Apresentando atividades inovadoras;
Na matemática há dois polos, ou você ensina o aluno a gostar de matemática ou a não gostar, isso depende muito do professor, fazer o aluno se identificar com a matemática, como? Realize um trabalho que envolva o aluno, uma aula diferente, agradável, nunca retraindo a criança.
Qual o papel da avaliação na aprendizagem? Precisamos avaliar constantemente toda a prática, que deve ser uma avaliação coerente, abrangente, que deve se levar ao sucesso e não ao insucesso, o erro deve ser encarado como um indicador de futuros acertos. Há também a avaliação de sua prática, no desempenho do aluno e contexto escolar, verificar o desenvolvimento adquirido de maneira cumulativa, participativa, observativa, somatória, de maneira que você alcance seus objetivos e o aluno seu aprendizado.

Também se apresentaram os professores de Educação Física Fabrício e Maiko que realizaram atividades de alongamento e ginástica laboral. E o professor de música Fernando que explicou a importância da música nas aulas, foi o mesmo conteúdo do dia anterior.

Os professores ficaram bem entusiasmados com a novidade, porém o Caderno ainda está sendo impresso, e deverá estar nas escolas, provavelmente nos meses de junho e julho. Com certeza os professores continuarão planejando suas aulas com a mesma dedicação e amor. Nós os professores do campo agradecemos a SEMEDI por mais essa nova conquista


0 comentários:

Postar um comentário