quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico com os professores da Educação do Campo, Escolas Filantrópicas e EJA







Continuando com a Semana Pedagógica, na sexta-feira dia 17 de fevereiro pela manhã, reuniram-se no auditório da Secretaria de Educação alguns professores das Escolas Filantrópicas, EJA e da Educação do Campo.

Quem comandou de início a fala foi a nossa querida Coordenadora Pedagógica e Chefe da Educação do Campo,  Dircéia Batista, com o Tema: Ética Profissional e a Conduta dos Professores.

Qual a diferença entre ética e moral?
Ética - Tende a ser um conjunto formal de regras, adotado por um grupo de pessoas. Ser ético é procurar proceder de maneira correta em todos os aspectos, para uma boa convivência comum e geral.

Moral - São valores sociais de grande aceitação, pois a moral estabelece o comportamento ideal entre os indivíduos, determinando o que é bom ou ruim, certo ou errado perante pessoas de um determinado local.

Como agir com ética na educação?
  • Não discutir assuntos particulares que dizem respeito a alunos nos corredores, pátios, banheiros, cantina, ônibus, etc.
  • Não rotular alunos como (descomprometidos ou desinteressados)
  • Não ter coerência em suas atitudes (faça o que digo, mas não faça o que faço)
  • Ter comprometimento com seu papel de educador.
  • Adquirir atitudes simples no dia-a-dia que demonstrem ética profissional, que serão refletidas nas atitudes futuras de seus alunos.
  • Respeitar as diferenças entre as pessoas, as raças, nunca discriminar.
  • Problemas de ensino e aprendizagem precisam ser diagnosticados corretamente por profissionais especializados, não comentar, ou julgar sem saber.
  • Ter consciência de sua importância no desenvolvimento da personalidade, dos valores ligados a cidadania dos seres humanos.





    Posteriormente a Professora Markiely Batista continuou com o Tema: A importância de ser um professor leitor.
    O professor deve dar exemplo para seu aluno, este precisa ser um bom leitor, comentar sempre em sala de aula as suas leituras recentes, onde que leu tal informação, trazendo sempre suas referências para sala, adquirir o hábito de leitura, tirar sempre um tempinho para ler, o que é importante ler? Como despertar no aluno o prazer de ler, devemos influenciá-lo nesse sentido, trazer a leitura por gosto para o aluno e não por obrigação, se em casa a criança não é estimulada, fica pra nós professores esse trabalho, despertar o gostar de ler. Sabemos nós que é uma tarefa complicada, por isso é muito importante ter dedicação, comprometimento, amor, moral, criatividade, entusiasmo, informação, paciência e inovar sempre, para que possamos ser um bom professor e não apenas mais um.



    0 comentários:

    Postar um comentário