terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico com os professores do 1º ano da Rede de Ensino de Paranaguá



Na manhã e tarde do dia 14 de fevereiro do ano de 2012, foi realizado um Encontro Pedagógico com todos os professores do 1º ano da rede de Ensino de Paranaguá. De início tivemos a presença da querida Coordenadora Pedagógica da SEMEDI  Suzana Marcelino, que apresentou o Caderno Pedagógico e relatou diversas maneiras, atitudes, experiências, dinâmicas, ferramentas e idéias que poderiam ser aplicadas pelos nossos professores nas suas aulas. O caderno Pedagógico será entregue esse ano nas escolas para ser usado como uma ferramenta a mais, Suzana enfatizou que essa ferramenta foi elaborada pela Secretaria de Educação, surgindo com a necessidade de assessorar os professores e dar orientações, suporte e servindo como instrumento de apoio pedagógico. "Devemos usar as novas tecnologias a nosso favor, mudar nossa prática, inovar, esse é seu e nosso desafio" disse Suzana. 

Metas do 1º ano (objetivos)
  • alfabetizar letrando;
  • apresentar uma proposta diferenciada;
  • desenvolver atividades lúdicas;
  • introduzir o aluno nesse meio de forma gradativa;
  • usar a leitura como prática social em que a escrita se faz necessária;
  • garantir o ensino e a aprendizagem da língua dentro da perspectiva de letramento (com significado);
  • desenvolver a autonomia para interpretar situações, criar estratégias, realizando ações progressivas;
  • fazer uso do desenho e da escrita para seus registros e comunicação com outras pessoas;

Posteriormente tivemos a visita da Secretária de Educação Professora Elvira, que nos desejou Boas Vindas ao ano letivo de 2012, agradecendo e pedindo aos professores que continuem com seu trabalho por um ensino de qualidade, ela também abordou algumas novidades, a aprovação da Lei 11.738/2009, relacionado a hora atividade dos professores. A secretária está fazendo o levantamento do quadro e da nova chamada de professores que deve acontecer em função dessa aprovação. Com a aprovação da Lei, para uma jornada de 20 horas, todo professor tem seis horas sem escala de turma para fazer correção de prova, avaliações, entre outras atividades. Também falou sobre a mudança na data final para a matrícula dos alunos no 1º ano, que antes era até o dia 31 de março, com a mudança os alunos que completam seis anos até o último dia de dezembro podem ser matriculados no 1º ano. A secretária acredita e todos nós também, que com certeza haverá muitos pais a procura dessas matrículas para seus filhos e que com certeza os prés-escolares se tornarão futuros primeiros anos.


 Vale lembrar que o ciclo de alfabetização deve acontecer entre os 6 e 8 anos, não sendo obrigatório que logo no primeiro ano o aluno já saiba ler e escrever corretamente. Antes disso, o foco deve ser a brincadeira, a contação de histórias, a oralidade, que fazem parte da educação infantil, precisamos valorizar esse período. Foi bem isso que a Coordenadora Suzana deixou bem claro no encontro, que não podemos queimar etapas dos nossos alunos, porque isso acaba prejudicando futuramente.




Também tivemos a presença do Professor de Música da SEMEDI, Fernando, e dos Professores de Educação Física Fabrício e Maiko, que tiveram uma breve fala sobre música e ginástica laboral. A música é muito importante na educação pois sua influência é incontestável, a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. Já a ginástica laboral é importante para oferecer meios de melhoria a qualidade de vida, estimulando os alunos a terem o hábito em sala de aula de fazer atividades físicas, alguns minutinhos para fazer uma longamentoé muito bem vindo, prevenindo problemas futuros de saúde.



1 comentários:

karime Cmei Milena Bonfim disse...

Ótima descrição do encontro, com certeza foi muito valoroso a todos os professores. E vamos com todas as forças para este ano letivo ser um diferencial em nossas escolas.

Postar um comentário